Coprodução

Coprodução de infoprodutos

Afinal, o que é a coprodução de infoprodutos? Talvez você tenha escutado sobre esse “novo” mercado algumas vezes, mas ainda se sente um pouco perdido em relação a ele. Tudo bem, isso é super comum e provavelmente você não é primeiro e nem o último. 

Por isso, separamos algumas informações importantes para você que deseja começar uma carreira digital. E quais são as principais vantagens em trabalhar nesse mercado.

O que é o coprodução de infoprodutos? 

Basicamente o empreendedorismo digital é um modelo de negócio que oferece produtos digitais de forma 100% online. Dessa forma, as possibilidades de atuação são muitas. Você pode trabalhar com outros especialistas no desenvolvimento de infoprodutos ou apenas vender produtos de outras pessoas.

Mas o que são esses infoprodutos?

Na verdade, esses produtos são materiais de informação (cursos) que são feitos e distribuídos de forma digital e online. Estes podem ser ebooks, vídeo aulas, podcasts, audiobooks, entre outros.

Por onde começar? 

Essa é uma pergunta muito comum, e o primeiro passo que você precisa saber é onde você deseja atuar no mercado de coprodução de infoprodutos. Por isso, separamos de forma simples e bem objetiva os três principais caminhos que você pode seguir.

Infoprodutor 

O infoprodutor é aquele que tem algum tipo de conhecimento e deseja vender ele em forma de curso, por exemplo. Ou seja, ele que vai produzir aquele conteúdo.

Saiba mais sobre o que é ser um infoprodutor.

Coprodutor

A coprodução é uma forma colaborativa de trabalho no desenvolvimento de um infoproduto. Ou seja, isso permite que você desenvolva um produto digital com outra pessoa.

Veja mais sobre o que é ser um coprodutor!

Afiliado 

O afiliado, de uma maneira resumida, é um vendedor de infoprodutos de outras pessoas. 

Uma grande oportunidade de liberdade

Ser um empreendedor digital inclui várias vantagens, e uma delas é a oportunidade de liberdade. Porém, quando falamos em liberdade, principalmente no ambiente profissional, quase sempre ela vem associada ao financeiro. Mas nem sempre essa é a única forma de liberdade que você pode conquistar ao investir em determinada carreira ou profissão.

Vantagens da coprodução de infoprodutos

  • Pouco Investimento

Essa é uma grande vantagem, pois diferente de um empreendimento que já conhecemos, não é necessário um investimento muito alto para dar início. É interessante destacar também que não é preciso ter uma graduação para começar.  

  • Maior flexibilidade

Em um negócio digital você pode ajustar a sua rotina de trabalho, de uma forma que atenda melhor a sua rotina pessoal, proporcionando assim uma flexibilidade maior para trabalhar. Não é sobre trabalhar na praia, vá com calma! 

  • Sem barreiras geográficas

Por funcionar totalmente pela internet, barreiras geográficas não existem, dependendo do tipo de produto que o empreendedor digital ofereça, o seu alcance pode ser global. Quase uma TIM, “sem fronteiras”.

  • Mais possibilidades 

Os negócios digitais estão disponíveis para o público de interesse a qualquer momento. Isso possibilita muito mais oportunidade para trabalhar, ou seja, mais portas abertas. 

Como iniciar a carreira de coprodução de infoprodutos? 

Existem diferentes possibilidades, por isso, é sempre preciso lembrar que para ter sucesso na coprodução de infoprodutos você precisará de esforço e dedicação. Sendo assim, separamos alguns passos que você pode seguir para dar inicio a essa nova profissão.

Escolha o seu espaço no mercado

Quando falamos em escolher o seu espaço no mercado, é basicamente identificar qual nicho no mercado você deseja atuar. Sendo assim, existem áreas que podem apresentar carências e que talvez você consiga trabalhar melhor em cima delas. 

É muito importante também você identificar o que gosta de fazer, assim, o trabalho tende a ser mais simples e agradável. 

Crie um canal com seu público-alvo

Após ter definido o seu nicho de mercado, agora é definir quais serão os canais pelos quais você entrará em contato com o seu público-alvo. Como o seu produto é digital, o mais certo a se fazer é conquistar sua presença digital, seja ela nas redes sociais, blogs, ou canais de vídeos. 

Conquiste seu público 

É muito importante produzir conteúdos que sejam de qualidade e relevantes para o seu público. Não adianta ter muitos conteúdos, sendo que eles não atingem quem você realmente deseja.

Por isso, esteja sempre atendo ao que você produz e quem você deseja atingir, um bom planejamento faz toda a diferença. Se achar melhor, procure profissionais especializados em marketing de conteúdo para um suporte. 

Divulgue o seu negócio 

Não adianta ter bons conteúdos e deixá-los guardados na gaveta. Então, é indispensável investir em sua divulgação. 

Portanto, divulgue seu conteúdo no Facebook, Instagram, Youtube e Google. Assim, seu produto se tornará conhecido, e as pessoas chegarão até você! 

Faça parcerias 

Realizar parcerias com algumas empresas é uma boa forma de diminuir os custos e o trabalho de determinadas atividades. Por exemplo, facilite o processo dos pagamentos com uma empresa que seja intermediadora. 

Sendo assim, o processo se tornará muito mais simples, com mais opções de pagamentos, como o boleto e cartão de crédito, além de aumentar a chance de você fechar com o cliente.

Concluímos que…

É importante lembrar que é muito comum a promessa de ganhar dinheiro de forma rápida e em pouco tempo na internet com a carreira digital, seja como coprodutor, infoprodutor ou afiliado. Mas é válido ressaltar que, assim como qualquer outra profissão, é necessário capacitação, esforço, estudo e muita dedicação para que o sucesso e o tão sonhado dinheiro cheguem como o esperado.  

Este é um negócio como qualquer outro, portanto, exige muito profissionalismo em todas as áreas (não apenas nas estratégias avançadas de marketing digital). 

É muito comum ver pessoas inteligentes, que são jogadas para fora desse “jogo”. É importante entender como funciona, não basta apenas ter dinheiro ou boas intenções. 

E lembrem-se, os amadores NUNCA sobrevivem. 

E ai, gostou do nosso conteúdo? Saiba muito mais sobre o mercado de infoprodutos em nossos canais.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários!

Postagens relacionadas
Coprodução

Distribuição de investimentos: coprodutor e infoprodutor

Coprodução

Formate seu serviço

Coprodução

O caminho para ser um coprodutor de sucesso

Coprodução

Os riscos de ser um profissional commodity

Inscreva em nossa Newsletter e fique sempre informado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a pena ler...
Coprodução e a parceria ideal