Coprodução

Encontrando o parceiro ideal

Encontrando o parceiro ideal para sua coprodução. Veja como conseguir ter boas parcerias pode ser uma excelente estratégia para expandir e aumentar o alcance do seu infoproduto.

Nem sempre é fácil escolher o parceiro certo, afinal, é algo muito sério e importante. Por isso, separamos algumas dicas para você se dar bem na escolha do seu sócio. Confira!

Reconheça possíveis parcerias

Para que uma parceria de negócios seja de sucesso, ela precisa ser favorável para todos os que estão envolvidos. Sendo assim, antes de fechar qualquer negócio com seus parceiros, deixe bem claro o que cada um tem a ganhar com essa parceria. 

Perceba quais as aptidões que você não tem, quais delas podem ser desenvolvidas com seu próprio time e quais poderiam impulsionar o seu negócio por meio de parcerias. Nesse caso, é muito importante você descobrir quais são as práticas que podem ser incluídas aos seus processos, para que gere uma vantagem para o seu negócio. 

E como saber disso?

É simples, pesquise por seu mercado, busque as páginas do seu potencial parceiro e saiba quem são os clientes dele. É importante ressaltar que nem sempre ele será do mesmo nicho que o seu, porém, o público alvo dele deve compartilhar os mesmos interesses da sua persona. Assim, a divulgação de vocês será bem mais objetiva.  

Busque parceiros com o mesmo ideal que o seu

Por mais que os contratos de coprodução podem ter prazos mais reduzidos, isso não exclui a possibilidade de você prorrogar a sua parceria. Então, ao fazer a sua escolha, pense que as relações podem ser um pouco mais longas.

Sendo assim, é muito importante você colocar na balança os valores e princípios éticos com os quais você trabalha e não abre mão. Procure por profissionais que estejam engajados com os mesmos valores e crenças que você. Pode parecer que não, mas isso fará toda a diferença em suas negociações e no sucesso de seu negócio.

Lembre-se sempre, as parcerias só são saudáveis quando responde as expectativas das duas partes.

Estude todos os cenários possíveis

É muito importante discutir e definir todos os aspectos antes de iniciar as parcerias, seja eles subjetivos, legais e principalmente o financeiro.

Mesmo que esses detalhes sejam alinhados por e-mail ou vídeo chamada, mantenha sempre esses registros de tudo o que foi acordado durante essas conversas.

Formalize sempre os tópicos principais da conversa, como:

  • Responsabilidade de cada um
  • Como será feita a divulgação do produto
  • Como será feito a divisão do lucro
  • Tempo do contrato e rompimento dele

Conheça novas pessoas sempre que puder

Conhecer pessoas novas é sempre bom, seja para amizade, ou no mundo dos negócios, fazer um bom networking é sempre muito importante.

Pode ser que você não curta muito, mas essa ainda continua sendo a melhor maneira de encontrar bons parceiros para o seu negócio. Separamos algumas dicas para você sempre fazer e manter bons contatos por perto.

  • Caso você participe de algum evento, não converse apenas com pessoas que você já conhece. Saia um pouquinho do seu lugar de conforto, e tente aumentar sua rede de contatos.
  • Não seja o “chato” da história, nem sempre o momento será propício para falar sobre trabalho, ou seja, saiba o momento certo de falar sobre negócios.
  • Não faça um primeiro contato e suma, lembre-se sempre de manter aquela relação que foi construída. Seja enviando um conteúdo que você ache relevante para ele, parabenizando por alguma conquista, são exemplos simples, mas que fortalecem essas conexões.
  • Atitudes simples podem gerar empatia em suas conexões!

Tenha uma comunicação eficiente

Ter uma comunicação eficiente é muito importante, por isso invista em uma boa comunicação com toda a sua equipe. Deixe sempre claro as responsabilidades e os deveres de cada um que estão envolvidos com o projeto.  E claro, esteja sempre aberto a sugestões e as alternativas que podem melhorar a seu desempenho.

Quando todos caminham com o mesmo objetivo, fica muito mais fácil convencer os clientes e mostrar a eles as vantagens de contratar aquele seu produto ou serviço.

Gere sempre valor 

Se você nos acompanha já há algum tempo já deve ter percebido o quanto frisamos essa parte. Não adianta se preocupar somente com o sucesso, com a venda e o lucro, se você não gera valor ao seu cliente.

Isso é muito importante, pois faz com que seu produto tenha cada vez mais alcance e relevância dentro do mercado.

Mestres da Coprodução

Aproveito para te fazer um convite, conheça o projeto Mestres da Coprodução, a comunidade e curso on-line que está formando coprodutores profissionais. Clique no link https://mestresdacoproducao.com.br/inscricao-encerrada/ e cadastre-se gratuitamente para conhecer mais!

E lembrem-se, os amadores NUNCA sobrevivem!

Esse conteúdo foi útil para você? Tem alguma dúvida ou sugestão? Me conte aqui nos comentários!

Postagens relacionadas
Coprodução

Distribuição de investimentos: coprodutor e infoprodutor

Coprodução

Formate seu serviço

Coprodução

O caminho para ser um coprodutor de sucesso

Coprodução

Os riscos de ser um profissional commodity

Inscreva em nossa Newsletter e fique sempre informado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *