Coprodução

O que evitar durante a negociação

No post de hoje eu vou te apresentar seis pontos sobre o que evitar durante a negociação,

Confira!

Ignorar o outro

O primeiro ponto consiste em não considerar o tempo de aceitação do retorno do outro, da confirmação que ele tem interesse, não identificar os interesses, isto é, não perguntar se ele quer, quando ele quer, se ele precisa daquele serviço.

Esse é um erro que eu não recomendo de forma alguma que você cometa.

Querer falar e não querer ouvir

Esse segundo ponto complementa o primeiro, ou seja, você quer apenas falar da sua empresa, dos resultados que você consegue gerar ou gerou. Sendo assim, você deseja apenas falar, e não ouvir.

Quem me acompanha sabe que eu sempre falo sobre isso, sobre a importância da conexão, de você fazer perguntas, de entender o outro, para que assim você consiga mapear as palavras certas e entender os interesses.

Portanto, o ponto não é sobre ignorar o outro, é  sobre ajudar e entender.

Despreparo

Despreparo para apresentar você, sua empresa, seu serviço, ao falar com o seu prospect.  Quer dizer que, você não estudou sobre ele, sobre as mídias, o nicho, enfim, você não se preparou para aquele momento.

Então dependendo das perguntas que ele faça, ou de uma comunicação que vocês estão tendo, ele pode se sentir desconfortável, pois está percebendo que você não estudou, que não conhece ele, o mercado que ele atua, seus concorrentes, e assim  por diante.

Sendo assim, o despreparo é uma situação que você também não pode cometer. 

Desatenção

É muito comum que ao longo das conversas, sejam elas por telefone ou pessoalmente, que você receba informações.

Portanto, se você não as organiza, é bem provável que você as esqueça e perca dados importantes e úteis que serão utilizados no momento do fechamento ou até mesmo para operacionalizar o negócio.

Lembre-se que isso é um negócio, e você precisa levar a sério!

Pressa na concretização

Isso reduz muito a sua negociação, porque você está querendo fechar rápido, e o seu prospect acaba sendo a parte forte dessa negociação.

Sendo assim, isso reduz a sua negociação, gerando esse senso de pressa você acaba sendo colocado abaixo da pessoa com quem está negociando.

Fazer mau uso da concessão

É importante que você entenda se está fazendo essa concessão a “qualquer custo”. Será que faz sentido para você isso? Para o seu negócio? Para o seu momento?

Então isso vai depender de cada situação para você processar, mas é muito importante que você tenha devida clareza para não fazer maus negócios.

Além disso, é preciso se atentar também para a concessão com muita facilidade, ou seja, vamos supor que você alinhou com o seu prospect que você terá 50% de participação, e ele chega para você e diz que tem uma proposta para vocês fecharem em 27%, e você aceita tranquilamente.

Esse é um ponto também extremamente negativo para fazer negociações.

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