Coprodução

Os riscos de ser um profissional commodity

Você sabe o que é um profissional commodity? No texto de hoje eu gostaria de te explicar melhor o que é um coprodutor commodity e porque você não deve ser um.

Ficou curioso para saber? Continue comigo!

O que é um profissional commodity?

Vamos a um exemplo:

Imagine que você está comprando um celular agora, então você tem  a loja A e a loja B na internet. Você percebe que as duas têm um prazo muito próximo de entrega, talvez um dia ou dois de diferença, mas o valor é muito diferente.

Em uma loja o celular está custando R$ 1.000,00 e na outra R$ 1.400,00. Então, é bem provável que por mais que um produto chegue com diferença de alguns dias, ocê vai escolher o mais barato.

Agora olhando para o cenário de serviços, e não de produto. Suponhamos que na sua cidade tenha somente duas lojas que trabalham com manutenção de celular.

Você está com um problema na tela e precisará trocar, uma loja está cobrando R$ 400,00 e a outra R$ 550,00, as duas entregam no mesmo prazo, e é o mesmo produto.

O que vai mudar é somente o valor, ou seja, é bem provável que você vá escolher a loja dos R$ 400,00. Por que? A verdade é que não muda praticamente nada, prazo, qualidade e garantia são os mesmos.

Portanto, perceba que nos dois exemplos, tanto no de produto, como no de serviço, é uma situação commodity. Não existe praticamente nenhum valor agregado nesse produto ou nesse serviço.

Sendo assim, fica fácil você entender quem você escolhe. Não existe algo que os diferencie, tornando assim algo commodity.

Escolhendo o melhor caminho

Dessa forma, eu recomendo que você não se torne um coprodutor commodity. Que ao longo do tempo você consiga se diferenciar, encontrar uma forma de diferenciar o seu trabalho e o seu serviço em relação as outras empresas que existem no mercado.

Pode ser um nicho específico que você trabalha, pode ser um formato de campanha que você criou e que ninguém utiliza. Pode ser uma forma única que você encontrou de atender ao mercado.

Enfim, existem algumas formas que você tem para poder se diferenciar  e tornar uma empresa única e que agrega valor ao mercado, e que não é simplesmente uma empresa de coprodução commodity.

Coprodução Commodity e a minha empresa

Uma empresa de coprodução commodity é mais uma no mercado, você fica facilmente comparado em relação as outras.Se eu faço o mesmo que você, e cobre menos do que você, provavelmente as pessoas vão optar pela minha empresa.

Fica fácil de comparar as duas empresa, sendo que, o que é entregue é praticamente semelhante, e o que é cobrado, existe uma diferença muito grande.

Agora falando pela minha empresa, a Digital Blue Marketing, quando nós começamos, realmente nós não tínhamos nenhum diferencial. Nós trabalhávamos com qualquer tipo de formato e qualquer tipo de nicho, nosso objetivo era apenas o de entrar no jogo.

Só que, ao longo do tempo, nós fomos criando nosso nicho e criando a nossa forma de fazer campanha.

Estou começando agora

E para você que está começando, eu gostaria de te dizer que eu te entendo, eu sei que não é fácil encontrar o seu diferencial logo no início, mas é muito importante que você tenha isso em mente. Você precisa se diferenciar ao longo do tempo.

Não ser um coprodutor commodity vai fazer com que você atenda somente aos parceiros e clientes que você consegue gerar bons resultados. Com certeza você vai ser muito mais bem remunerado do que as outras empresas, e vai ser algo muito mais natural de você se tornar uma referência no seu mercado.

Portanto, é isso que eu recomendo para você: não seja um coprodutor commodity!

Mestres da Coprodução

Aproveito para te fazer um convite, conheça o projeto Mestres da Coprodução, a comunidade e curso on-line que está formando coprodutores profissionais. Clique no link https://mestresdacoproducao.com.br/inscricao-encerrada/ e cadastre-se gratuitamente para conhecer mais!

E lembrem-se, os amadores NUNCA sobrevivem!

Postagens relacionadas
Coprodução

Distribuição de investimentos: coprodutor e infoprodutor

Coprodução

Formate seu serviço

Coprodução

O caminho para ser um coprodutor de sucesso

Coprodução

Qual a melhor forma de escalar?

Inscreva em nossa Newsletter e fique sempre informado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *