Afinal, quando e como fazer o debriefing com o time?
No texto de hoje eu vou explicar a vocês como funciona o processo de debriefing com o time, ou seja, quando e como fazer.
Tem dúvida sobre como funciona esse procedimento? Confira o texto de hoje!
Quando o debriefing com o time?
É muito importante que você tenha essa conversa com seu time antes de falar com o expert, porque muita das informações que você vai tratar com o expert vem do seu time.
Essa conversa pode ser feita na semana seguinte do fechamento completo do lançamento, incluindo reabertura, ou seja, pegando a última data de venda e agenda para a semana seguinte, cerca de 5 dias ou 7 dias depois.
Ou, na outra semana, só que isso também é recomendado para que seja feito com uma semana de espaçamento para falar com o expert. Suponhamos que você tenha finalizado na sexta feira as vendas da reabertura, entãotalvez você possa marcar na quinta ou sexta feira o debriefing com seu time, e na quarta feira você com o expert.
Como fazer o debriefing com o time: visão do time sobre o expert
Eu vou explicar a vocês tópicos importantes para serem refletidos e conversados com o time.
Primeiro tópico é sobre o expert, na visão do time do coprodutor o que o expert precisa evoluir, entregar mais ou com mais qualidade?
Às vezes o expert precisa entregar mais conteúdo, se dedicar mais no projeto, colocar mais energia no projeto, colocar mais qualidade nos conteúdos, talvez ele precise ouvir mais do seu time. Então o que precisa ser melhorado para ajudar o projeto?
O segundo tópico é, onde o expert acertou e precisa manter? Suponhamos então que foi alinhado que ele precisaria fazer lives periódicas, e isso aconteceu, funcionou e ajudou o projeto.
O terceiro tópico é o que o expert precisa parar de fazer? Ás vezes o expert tem colocado o tempo dele de forma errada, e é importante que isso seja alinhado também.
Lembre-se também de identificar quais foram às maiores dificuldades dele dentro do projeto. Verifique também o mínimo de comprometimento e atenção ao projeto pelo expert.
É importante ressaltar que cada membro do seu time vai ter um contato com o expert ou com o time do expert. E cada um vai ter um entendimento sobre isso, portanto, existem pessoas que tem um contato maior e outras nem tanto.
Sendo assim, é importante filtrar esse tipo de resposta para que você não coloque muita energia na resposta de alguém que tenha pouco contato com o expert.
Pergunte também ao time o que eles acreditam que o expert poderia ter feito diferente para melhorar os resultados e o que ele fez que prejudicou os resultados.
Como fazer o debriefing com o time: visão do time sobre o lançamento
Na visão do time do coprodutor, quais ações fizeram total diferença de forma positiva no lançamento? É importante ressaltar que isso é tendo em vista o expert e o time.
Outro tópico importante é, na visão do time do coprodutor, o que é necessário excluir de nossas ações, pois não agrega e ou não gera resultados?
Onde precisamos concentrar nossa energia para os próximos lançamentos? Quais insights de outros lançamentos poderemos aplicar na próxima edição?
Sobre os resultados, pergunte ao time qual o sentimento deles com o resultado atingido e pergunte como eles entendem, em uma auto-análise, sobre o comprometimento entregue ao sucesso do projeto.
Mestres da Coprodução
Aproveito para te fazer um convite, conheça o projeto Mestres da Coprodução, a comunidade e curso on-line que está formando coprodutores profissionais. Clique no link https://mestresdacoproducao.com.br/inscricao-encerrada/ e cadastre-se gratuitamente para conhecer mais!
E lembrem-se, os amadores NUNCA sobrevivem!
Esse conteúdo foi útil para você? Tem alguma dúvida ou sugestão? Me conte aqui nos comentários!