Coprodução

Trabalhar como coprodutor: 2 caminhos a seguir

Existem dois caminhos para você trabalhar como coprodutor, a primeira delas é no formato mais completo, e a segunda no formato mais nichado. E eu quero que te explicar como eu comecei, e qual é o melhor cenário para quem está começando nesse momento.

Quando iniciei, eu prestava serviços para empresas de lançamentos, então no caso,  eu trabalhava com email marketing, funil de vendas, automação, entre outras áreas.

E recebia valores fixos, não recebia percentual, ou seja, o valor variável daquelas vendas dos infoprodutos, eu era um prestador de serviços. Só que quando eu iniciei a operação da minha empresa Digital Blue Marketing, em 2015, eu passei a trabalhar como coprodutor.

Entrei em um projeto onde eu precisava servir em mais atividades, e não somente em email marketing, automação e funil de vendas. Então eu optei por entrar nesse projeto, que era algo muito importante para mim, e porque eu precisava conhecer um pouco mais sobre outras atividades.

Foi então que busquei entender como que as áreas se interligavam e como uma comunicava com a outra. Realmente não é nada fácil, é muito desafiador você trabalhar sozinho para fazer suporte de atendimento, estratégia, tráfego, copy, enfim, você operar em todas as esferas que o infoproduto precisa, e ainda assim atender em outros projetos.

Só que naquele momento aquilo foi muito importante para mim, eu entender melhor as áreas. Dessa forma, ao longo do tempo eu fui contratando pessoas conforme minha empresa ia crescendo e meu faturamento também.

Obviamente que os custos vão aumentando ao longo do tempo, porém eu precisava cada vez mais aumentar o meu time para poder continuar crescendo e tendo mais oportunidades em meus projetos.

Como nós trabalhamos ?

A minha empresa trabalha em formato completo, ou seja, nós participamos em diversas áreas para servir o projeto. Todas as áreas que um projeto precisa para poder nascer e performar, a minha empresa participa.

E ai eu te faço uma pergunta: isso é certo ou errado? Não tem certo e nem errado, isso é uma decisão, é uma forma de posicionamento e é algo estratégico para nós.

Se você está iniciando agora e desenvolve muito bem o seu trabalho no copy , ou tráfego, ou qualquer outra área, o que eu recomendo é que você entre de cabeça nessa área e foque as suas energias ali.

E se você tem o objetivo de longo prazo, de ter uma empresa mais completa, tendo mais áreas, coloque isso como meta. Mas fique bom inicialmente em uma área, para poder servir bem o projeto e ter condição e fluxo financeiro para crescer sua empresa.

Vantagens de trabalhar no formato completo

A primeira vantagem de trabalhar no formato mais completo é que você aumenta o seu nível de controle e entendimento sobre o produto. Então se a sua empresa faz suporte de atendimento, tráfego, copy, estratégia, e outras áreas, você cria um entendimento melhor sobre aquele projeto e isso faz com que você possivelmente tenha mais vendas, e tenha um produto melhor para entregar ao seu aluno.

O segundo ponto é que o seu infoprodutor deixa de contratar outras pessoas para executar aquela atividade. Por exemplo, você é copywriter, ou seja, você não faz tráfego, suporte de atendimento, não faz a parte de criação, não participa de outras áreas.

Então nesse caso talvez ele tenha que contratar outras pessoas, e você ficou somente com uma área. Isso é uma vantagem pelo ponto de vista de uma empresa que trabalha em um formato mais abrangente.

Vantagens de trabalhar no formato nichado

 As duas vantagens são: posicionamento e resultado.

Possivelmente se você atua em uma área só, por exemplo, gestão de tráfego, você vai imergir naquela área, vai ficar muito bom, e vai conseguir gerar possivelmente grandes resultados.

E você consegue gerar um posicionamento diferente no seu mercado, e deixa de ser então uma empresa commodity. Se você trabalha no formato mais nichado, você deixa de atender seus parceiros em outras atividades, porém consegue ter uma chance de performar melhor trabalhando na atividade escolhida.

Dica do coprodutor

Agora eu gostaria de deixar uma dica/sugestão para vocês, que é o famoso over delivery, isso a gente utiliza muito aqui na Digital Blue Marketing, e eu recomendo muito que você faça em seus projetos.

Eu vou dar um exemplo prático para vocês, suponhamos que você que está lendo esse artigo é o meu infoprodutor, e nós fechamos um negócio onde eu vou ter participação de 45%, você de 55%, cada um fazendo seus investimentos.

E eu listei todas as minhas atividades, porém não coloquei que vou trabalhar com audiovisual, vamos dizer que eu não vá filmar o seu vídeo de vendas. Então vamos imaginar que no nosso primeiro lançamento, a minha equipe foi gravou o seu vídeo de vendas.

Ou seja, você não estava esperando, foi realmente algo de surpresa e algo positivo. Isso agregou ao nosso negócio, nós não negociamos isso, sendo assim, você  deveria contratar outra empresa para fazer a parte do audiovisual, porém, isso não foi necessário.

Então nesse formato, você consegue gerar um sentimento positivo, gerar surpresa, e fazer com que ele fique cada vez mais animado e satisfeito de estar junto com você.

Obviamente que você precisa se atentar as questões financeiras, analisar se faz sentido adotar algum tipo de over delivery. Mesmo que talvez não seja algo muito “extravagante”, mas que você consiga entregar algo além do que fechou naquela negociação.

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