Coprodução

Construção de ementa, conheça os dois tipos

Afinal, existe um formato ideial de contrução de ementa? No texto de hoje eu vou te apresentar sobre os dois tipos de construção de ementa.

Vamos lá!

O seu infoprodutor pode ter muito conhecimento, experiência, porém, às vezes ele está tento dificuldade para poder organizar a sequência das aulas, dos módulos, enfim…

Então você pode e deve ajudá-lo nesse sentido.

Construção de ementa: escada de necessidades

O primeiro formato é a escada de necessidades, mas como funciona ?

Nesse formato existe um entendimento dos desafios que a pessoa vai cumprindo para ela chegar do ponto A ao ponto B. Então, assim que a pessoa entra no treinamento, ela se encontra no ponto A, e existem então esses desafios para que ela chegue até o ponto B.

Dessa forma, o ponto B é a transformação que você prometeu e informou que o seu treinamento pode gerar na vida da pessoa.

Vamos a um exemplo, suponhamos que esse treinamento que eu vou te apresentar agora, seja para que a pessoa possa fazer seus primeiros 10mil reais de investimentos no mercado financeiro.

Então basicamente a escada seria:

  1. Introdução: entendendo a sua atual situação
  2. Planejamento Financeiro “Da dívida aos 10k
  3. Saindo das dívidas
  4. Aprendendo a investir
  5. Fazendo seu primeiro investimento
  6. Seus primeiros 10k investidos

Construção de ementa: rotas personalizadas

O segundo tipo são as rotas personalizadas, elas consistem em módulos que não tem uma sequência de “escada de necessidade”.

Elas atingem as necessidades, porém, de forma solta no primeiro momento. E organizadas conforme as necessidades e momentos de cada “perfil” de aluno.

Ou seja, existe o ponto A e o ponto B da mesma forma, só que o ponto A de cada aluno pode variar nesse caso. Nesse formato, o infoprodutor consegue criar uma rota de conteúdo para cada perfil de aluno.

Exemplo:

Conteúdo Geral : Temas A> B> C> D> E

Para “Perfil Aluno X”: Temas D> B > E

Para “Perfil Aluno Y”: Temas A > C> E

Portanto, não significa que os conteúdos estejam desorganizados, existem várias informações, e conforme o perfil do aluno cria-se uma rota.

Qual o melhor formato?

Existem produtos performando ( e também não performando) nos dois modos.

A meu ver, o que está em jogo não é o formato ideal, mas sim a qualidade do conteúdo e o real poder de transformação no cliente (aluno).

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